Olá meninas, quem já pensou nas flores da decoração do casamento?
Hoje irei postar diversas flores e suas caracteristicas, fiquem atentas sobre o mês de cada uma delas, para coincidirem com o mes do casamento de vocês, pois fica mais econômico comprar flores da estação.
Alamanda
Nativa do Brasil, esta trepadeira se desenvolve em quase todo o País (exceto em regiões frias). Tem de ser plantada sob sol pleno e seus ramos devem ser conduzidos com amarrilhos, de modo que ela se apóie em treliças, cercas ou pergolados. Suas flores são tóxicas – por isso, tenha cuidado para que crianças e cães não as comam.
Gazânia
No fim da primavera e no verão despontam as flores brancas, vermelhas, amarelas e alaranjadas das gazânias. Com até 20 cm de altura, elas formam belos canteiros sob sol pleno, de preferência em regiões frias. Para ficarem sempre vistosas, convém substituir os exemplares por novas mudinhas a cada dois anos.
Gérbera
Com flores de cores variadas, medem em torno de 30 e 40 cm de altura. É cultivada em canteiros ou estufas. A multiplicação acontece por mudas ou sementes. Floresce entre a primavera e o verão.
Hibisco
Existem hibiscos de diversos tamanhos, em tons de rosa, amarelo, vermelho e creme. Tropicais, devem ser cultivados apenas em regiões quentes (onde não ocorrem geadas) e florescem o ano todo. Podem chegar aos 5 metros de altura e, por isso, são bastante cultivados junto a muros. Precisam de sol a maior parte do dia.
Manacá-da-serra
As flores desta árvore surgem no final da primavera e mantêm-se no verão. O que mais atrai nos manacás é a peculiar inflorescência mutável, que desabrocha branca, passa a rosa e logo se torna roxo-escura. Por isso, a copa abriga simultaneamente flores de ambas as cores. É comum vê-las em matas úmidas, do Rio de Janeiro a Santa Catarina. Diferentemente das do manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), as suas flores não têm perfume.
Margaridinha
Em regiões quentes ou frias do Brasil, a margaridinha forma belos canteiros e caminhos de flores. Deve ser cultivada em solo rico em matéria-orgânica, com boa drenagem e constantemente umedecido. Suas flores amarelas, abundantes, surgem na primavera e permanecem vistosas durante todo o verão.
Petunia
Planta herbácea de longos ramos flexíveis, folhas opostas,ovais e pilosas.
Flores vistosas, tubulares, solitárias ao longo do caule e na ponta dos ramos, nas cores do branco ao púrpura escuro, também bicolores.
Fresia
As flores têm forma campanulada, são perfumadas e podem ser das mais diversas cores e combinações em degradeé, com diversas tonalidades de branco, amarelo, rosa, lilás, vermelho, laranja, verde, azul, etc. O fruto é uma pequena cápsula verrugosa, com sementes redondas, duras e brilhantes.
As frésias são muito utilizadas também como flor-de-corte, na confecção de arranjos e buquês, com boa durabilidade.
Narcisos
Os narcisos formam um grupo muito grande de belas espécies bulbosas que produzem flores de inúmeros formatos e combinações de cores. Trata-se de uma planta vigorosa, rústica, de folhas lineares, que floresece normalmente no período do inverno e da primavera. A folhagem verde começa a despontar já no final do mês de abril.
O narciso é uma flor indicada tanto para corte e arranjos, como para o plantio em vasos ou jardins. Quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rígidos, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.
Hortência
Solos mais ácidos produzem flores mais azuis, enquanto que os mais alcalinos resultam em flores mais róseas. Ocorrem ainda variedades de flores de bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. As folhas são de coloração verde-clara, coriáceas e com bordas denteadas. A hortênsia presta-se para o plantio em bordaduras, maciços, renques, cercas-viva e isolada em vasos.
Devem ser cultivadas a pleno sol em solos bem adubados e ricos em matéria orgânica, regados periodicamente. Requer poda anual, no final do inverno para um intenso florescimento na primavera e verão.
Girassol
Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.
Planta anual, pertencente à família das Compostas, o girassol é originário da América do Norte e se reproduz por meio de sementes. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.
Boca de Leão
Florífera de jardim excelente para a formação de canteiros e maciços a pleno sol. A boca-de-leão também é utilizada em vasos e jardineiras, assim como flor-de-corte. Seu porte e textura é herbáceo e apresenta folhas lanceoladas e pequenas. As flores são formadas no final do inverno e início da primavera e possuem um formato especial que deu origem ao nome popular desta planta. Existem muitas variedades com flores de cores e combinações diversas.
Bjs logo mais postarei as flores das proximas estações.