11 October 2012

Passos para tirar o passaporte

Olá meninas, vamos falar um pouquinho de como tirar o passaporte, muitas de vocês vão viajar pra fora, o sonho da lua de mel perfeita em fim, vamos a algumas dicas.


  1. Conferir se você possui a lista de documentos originais exigidas pela Polícia Federal.
  2. Fazer o Agendamento no site da policia federal ou se vocês possuirem um agente de viagem eles fazem esse trabalho, mas o site da policia federal está bem explicadinho.
  3. Fazer o pagamento da taxa do passaporte. GRU que será gerado após o preenchimento do formulário de solicitação do passaporte, eu paguei 156,07 nesse ano de 2012.
  4. Agendar uma data para fazer a entrevista na policia federal, mas é super simples e rápido, e só levar todos os documentos solicitados originais, a GRU paga e o protocolo de solicitação, eles vão tirar foto, pegar suas digitais e marcar a data pra retirada do passaporte.
  5. Buscar o passaporte na data e horário agendado pela policia federal, porem há um prazo de 90 dias, no qual somente o titular poderá retirar, juntamente com a GRU paga e seus documentos, e se ultrapassar a data limite o mesmo será cancelado.

Documentos necessários:

  1. Documento de Identidade (RG) em bom estado, para maiores de 12 anos;
  2. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações, eu tirei no site da TSE
  3. Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório. (para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos).
  4. Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido. O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso.
  5. CPF – (a partir dos 18 anos de idade, se o número do CPF não constar no documento de identidade apresentado)
  6. Passaporte anterior, quando você possuir (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.
    O brasileiro que tiver seu passaporte inutilizado por repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer novo passaporte. Basta apresentar o passaporte para cancelamento. Assim, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte, que acarreta providências inúteis da PF visando à recuperação do documento.
  7. Certificado de Naturalização, somente para os Naturalizados (geralmente estrangeiros que viraram brasileiros). Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar a comunicação de ocorrência com documento de viagem, essa ficha vocês encontrarão no próprio site da policia federal.
Pontos importantes:
  1. O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de validade for maior que 10 anos e/ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
  2. A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
  3. Não há necessidade de levar foto eles tiram na hora.
Bom é isso meninas espero ter ajudado.
Bjs

1 comment:

  1. Sério menina que precisa de tantas coisas, não sabia não... obrigada pelas informações.

    Beijos

    ReplyDelete