22 September 2012

Noivado Fora de moda ou não?!

Bom dia meninas, hoje vim falar de um tema um tanto peculiar, antigamente era um ritual as mulheres passarem pelo noivado, hoje está praticamente extinto.
Eu particularmente não iria fazer, ai juntou a idéia de fazer juntamente com meu aniversário, por outro lado minha mãe também é muito tradicional, ai resolvemos fazer.

Muitas pessoas pulam essa fase de noivado, ou por morarem juntos, ou por opção dos noivos.
O fato é que não existe regra pro noivado, uns namoram anos ficam noivos e logo casam, outros namoram ficam noivos por muito tempo e casam, outros namoram ficam noivos e nem casam, mas que isso não seja regra pra nenhuma em meninas, todas nós iremos SIM casar com nosso amados e seremos muito felizes.
O significado do noivado continua o mesmo, maturidade de um relacionamento e que os dois estão prontos para formarem uma nova familia.
Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular - ou seja, sem começo nem fim - representa-se a o amor contínuo entre o casal.
A palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas
emocionamente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.

Um dos mais famosos e antigos casos da utilização das alianças ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Aústria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante. Assim, iniciou-se a tradiçao dos anéis de noivado; sobretudo, daqueles com brilhante.
O diamante das alianças passou a representar a solidez do relacionamento, isso porque, a valiosa gema é imperecível e extremamente resistente. Alguns gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrelas que chegaram a Terra; outros, porém, criam até mesmo que essas pedras preciosas eram lágrimas dos deuses do Olimpo.
A cultura romana acreditava que pelo quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, por isso este foi o dedo escolhido para o uso da aliança, costume que perdura até os nossos dias.
Seja qual for a crença, nota-se que as alianças desempenham, nas mais diversas culturas, a importante função de simbolizar a união entre um casal. Tamanha responsabilidade exige que se escolha com cuidado o par que acompanhará os noivos nessa nova fase de suas vidas.

Se estiver ao alcance no dia da festa o noivo presenteia sua amada com um anel de brilhante, que simboliza amor eterno.

Meu noivo adorou a história, ainda mais por conter história grega.
Em seguida segue algumas fotos do nosso noivado.


 

Quem fez a decoração e as lembrancinhas da minha festa foi a Cia dos Mimos
E ai meninas, quem fez festa de noivado?
Compartilhe aqui tbm!
Bjs



1 comment:

  1. Oi linda,
    Eu acabei não fazendo festa, meu noivo não gosta muito de festas, mas assim que completamos 5 anos juntos noivamos, comemoramos juntos e realmente depois dali já comecei a me sentir como esposa dele, é não me senti só noiva, eu sempre falo que somos casados só não passo, lavo e cozinho...rsss.
    O noivado é uma fase sim muito importante no relacionamento, na época em que fiquei noiva não senti tanta falta da festa como hoje.

    Beijos

    ReplyDelete